08 setembro, 2015

Sobre a gratuidade do amor.


         Já ouvi centenas de vezes a mesma pergunta: “Mas ele te fez tudo isso, e você ainda o ama?” e respondo a verdade, repondo que sim, e geralmente fico me sentindo uma completa idiota ingênua.
         Não pense que sei muita coisa. Na verdade, não sei quase nada sobre esse tal de amor. Apesar das pancadas que tomei, e de ter amado de um tamanho que até doía, acredito que não é assim que se aprende sobre amor, se aprende sobre amor sendo amado!
         Pois então eu já senti! Amor pode vir na nossa vida de várias formas: temos amor dos nossos pais e avós, que dariam a vida por nós e dão; Temos o amor dos nossos irmãos, que é um pouquinho diferente...eles brigam, falam mal, mas quando mexem com a gente eles viram bicho; temos amor dos nossos amigos que nos escolhem e nos aceitam, e não tem nada mais bonito do que ser escolhido com todos os seus defeitos.
         Portanto, eu sei um pouco sobre amor. O suficiente para dizer que amor não se cobra! AMOR É DE GRAÇA!
         Eu enxergo nas pessoas a minha volta um pensamento comum de que têm que receber algo em troca de tudo. E é aí que as relações ficam doentes, a capacidade das pessoas de dialogar diminui cada vez mais – porque não praticam – e a humildade de perdoar fica para trás enquanto repetem “não preciso disso com tanta gente no mundo”.
         Acontece que eu não penso assim. Na forma de amor que eu aprendi, amor de verdade é incondicional, é gratuito, é puro. Por isso, se alguém errar com você, você ficará magoado, com raiva, machucado, chateado e algumas vezes isso causará um distanciamento, mas isso não quer dizer que deixará de amar.
         Em alguns casos, ter o mínimo de amor próprio te impede de levar a situação à diante. Se a relação tem feito mal, se não se ajeitam mais os espinhos, você se afasta, mas isso não significa que deixou de amar.
         Eu não estou dizendo de amor da carne apenas, estou dizendo do amor-cuidado, que já está esquecido nos dias de hoje... amor em extinção! Aquele que sai de dentro, ultrapassa palavras e alcança o outro em atitudes, olhares ternos, silêncios... Aquele, que na minha formação religiosa é ensinado por Deus. Capaz de transformar, de entender, de doar!
         Portanto, repito: não há condições para o amor! Não há que se ter nada em troca, nem mesmo o amor do outro. Não importa se te fez mal, se te maltratou, se não tem nada a te oferecer A sua maior prova seria tentar entender e se não for possível, perdoar e deixar o coração livre para continuar fazendo o seu melhor. Ir embora ou abandonar, só deixa claro que você ainda não sabe amar.

Amor de verdade, meu caro, é de graça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário