Enfim um novo tema pra escrever! uhauahuha
Cansei de sofrer, escolhi ser feliz e a dor pela perda de um infeliz qq está passando!
Ai andei pensando sobre os meus alunos, que alias, é a segunda coisa q eu maisssss penso na vida! heheheheh
Vcs já pararam pra pensar em como a escola perdeu a utilidade? No ideário coletivo, parece que a escola não serve pra mais nada! Em tempos em que a criatividade é mais exautada do que o conhecimento, tempos em que o jeitinho brasileiro pode deixar um analfabeto trilhardário por patentear o descacador de banana manual, ou qq coisa mais inútil ainda, a escola acaba mesmo parecendo uma instituição falida!
Os noticiários dedicam sessões inteirass a apresentar esse tipo de inteligência prática que deixou inúmeras pessoas ricas, e nem um minuto pra dizer da importância e dos benefícios que a educação sistematizada trouxe a tantos outros.
A educação fez bem pra mim, para meu pai e para tantos que eu conheço, mas na vida dos meus alunos por exemplo, muitas vezes filhos por acidente, de pais que não sabem sê-lo essa coisa de escola é um saco!
Eles podem fazer tantas coisas sem saber ler nenhuma letra, quisá ficarem ricos com algum invenção inusitada, ou a criação de algum negócio "inovador"!
È mais fácil esperar que a acriatividade faça uma visita qualquer dia desses, so que enfiar a cara nos livros, escolher uma profissão, e lutar por ela, e amá-la.
Tornar a escola útil, mais do que atrativa, isso ela é por si só! A escola é colorida, tem um monte de gente da nossa idade, os conteúdos tem sido cada dia apresentados de uma maneira ainda mais interessante e ligada ao mundo aki fora. Mas fazer com que as crianças vejam no conhecimento uma fonte de diversão, de satisfação, eis aí o desafio majoritário da profissão que eu escolhi. Será que é preciso lembrar ainda que eu estudei para ensinar não para ser macaca de circo todos os dias?
Qualquer comentário que se faça sobre o tema, seria "chover no molhado", pois o que você disse relata, perfeitamente, a realidade atual. Lembro das minhas aulas, nem todas engraçadas ou interessantes, mas sempre necessárias. Acho que o que falta é mais educação cívica e moral pra população, não apenas para as crianças, que acabam agindo como reflexo dos pais mal-educados.
ResponderExcluir